terça-feira, 11 de outubro de 2011

Detalhes

No fnal de abril, aconteceu, perto de nossa reserva indígina, um grave acidente.

Um trem de carga descarrilou a cerca de 5 quilômetros de distância, e pudemos ajudar os condutores a salvar o computador de bordo no tempo exato, antes que 12 vagões com álcool e diesel fossem ao ar. Ninguém se feriu, mas os prejuízos foram muito grandes, e houve diálogos tensos sobre indenizações.

Tudo isso envolvia aos indíginas e a nós, o que tornou nossa vida ainda mais interessante. Uma vez que eu e mais alguns indíginas fomos os primeiros a chegar, tiramos fotografias e, por morarmos na região, tornei-me um interessante parceiro de discussão sobre as origens do desastre. Vi como os responsaveis faziam de tudo para encontrar as causas do problema de modo a criar medidas preventivas para evitar tais acidentes.

Por que parece tão difícil, nos circulos cristãos, olhar para o passado a fim de aprender com ele? Talvez porque as causas de nossas alegrias e sofrimentos, de nosso avanços e crises resultem da atenção aos detalhes ou do exame deles. Os detalhes nem sempre podem ser percebidos ou definidos.  Por isso as coisas pequenas são tidas como fatores isolados, e não as discutimos como questões concretas. E então, muitas vezes, a soma desses muitos detalhes esquecidos ou tidos como insignificantes determina o que irá acontecer.

Que Deus nos dê sabedoria e ânimo para cuidar dos detalhes de nossa vida cristã.

Ka'egso Hery

Nenhum comentário: