segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vendedor de mapa ou guia


Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Atos 8.30-31

Na entrada de um parque nacional, encontrei dois tipos de gente. De um lado os vendedores de mapa. Cada um dizendo que seu mapa era o melhor. De outro, os guias.
Eles não vendiam mapas, mas se ofereciam para ir juntos numa jornada de três dias pela floresta.

Aquela cena me fez pensar na forma como nos relacionamos com os que nos cercam.
Alguns métodos de evangelização se parecem muito mais com vender mapas para turistas do que com guiar pessoas pelas florestas ou desertos da vida. Em cinco minutos contamos muita vantagem, oferecemos três passos para a eternidade e quando a pessoa diz “sim”, desaparecemos. No entanto, parece-me mais coerente com a fé e a prática cristã a imagem do guia, aproximando-se das pessoas, acompanhando-as na iniciação da jornada cristã.

A palavra do oficial etíope para Filipe foi: “Como poderei entender se alguém não me explicar?” A palavra aqui traduzida por “explicar” é “guiar”. Aquele oficial desafia Filipe a ser seu guia mediante a leitura e compreensão da Palavra. Então Filipe, começando pelo texto que o oficial lia, anunciou-lhe Jesus.

Quantos daqueles que diariamente nos cercam não estão numa busca silenciosa e secreta por Deus? Eles esperam mais do que vendedores de mapas. Eles precisam de guias. Gente disposta a entrar em suas vidas e a caminhar com eles em amor.

Retirada de Devocionais Para Todas as Estações (Editora Ultimato, 2009).

Nenhum comentário: