segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conduta cristã


Vocês foram ensinados... a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4.22, 24

A adoção aparece no Sermão no Monte como a base da conduta cristã. Este sermão oferece ensinamentos sobre a conduta cristã, não por meio de um esquema completo de regras ou de uma casuística detalhada a ser seguida com precisão mecânica, mas ao indicar, de forma ampla e geral, qual é o espírito, a direção e os objetivos, os princípios e ideais diretivos pelos quais o cristão deve seguir seu caminho. Este é um código de ética de liberdade responsável, muito diferente das auditorias fiscais estabelecidas pelos mestres e escribas judeus nos dias do nosso Senhor. Esse é precisamente o tipo de instrução moral que os pais responsáveis estão constantemente tentando passar para seus filhos — concreto e imaginativo, ensinando princípios gerais a partir de exemplos particulares, buscando o tempo todo fazer com que seus filhos apreciem e compartilhem as atitudes e a visão de vida de seus pais.

A razão por que o Sermão do Monte tem esta qualidade não é difícil de descobrir. É porque, na verdade, é a instrução para os filhos de uma família — a família de Deus.

Para refletir: Leia o Sermão do Monte (Mateus 5 a 7), procurando orientação para sua conduta pessoal.

Retirada de O Conhecimento de Deus ao Longo do Ano (Editora Ultimato, 2008).

Nenhum comentário: