sexta-feira, 6 de março de 2009

Deus vive




Alguns anos surgiu uma teologia chamada de "A morte de Deus". Os formadores desse novo ensino, que ganhou alguns adeptos no Brasil, pregavam que deveríamos dar as boas-vindas à morte de Deus. O aparecimento da tecnologia e as ciências modernas mataram nosso Deus! Em nossos dias, quando os homens tem tantas possibilidades, há aqueles que vivem como se Deus estivesse morto, para eles, se Deus existisse, ele está tão longe que não se preocupa com o que acontece na vida humana.

Como Cristãos nos deparamos diariamente com amigos, professores, executivos, operários, donas-de-casa que, em ultima analise, querem saber se realmente Deus existe ou se ele está morto. Onde está Deus, que não pune os traficantes de drogas que trazem todos os tipos de problemas a um viciado? Onde está Deus? Essa mesma pergunta foi formulada pelo profeta Habacuque, que perguntou a Deus porque ele não ouvia. Até quando ele ficaria gritando? São perguntas formuladas em todos os tempos. E os homens exigem respostas.

Habacuque responde por meio de uma visão que ele teve. Nela Deus lhe diz que o que está acontecendo é o resultado de uma sociedade que vive afastada dele (Hc 2). O Povo vivia longe do seu ideal de servir ao único Deus. Os que vivem como se Deus não existisse desumanizaram-se ao ponto de praticar os males que vemos em toda parte. Vivem como se realmente Deus estivesse morto, porque não permitem que ele atue em suas vidas. O profeta continua dizendo que há aqueles que sabem que Deus não está morto. O justo, o cristão, vive por fé.

Segundo Habacuque não há duvida que Deus está dirigindo a História, mesmo que muitos não creiam. O cristão crê e vive por fé. Deus está realizando a redenção da humanidade, daqueles que confiam nele. No fim ele deixará claras todas as coisas. Deus está realizando uma grande obra.

João Garcia, Okville, Canadá

Deus vive - e ignorá-lo é mortal, mas o justo viverá por fé.

Leitura Bíblica: Habacuque 1.1-5

Nenhum comentário: