segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Confie em Deus


Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor (Jr 17.5).
Muitas vezes estas palavras de Jeremias foram mal interpretadas. A frase "Maldito o homem que confia no homem" é decorada fora do contexto e leva à conclusão que não devemos confiar em ninguém, o que está errado. É muito importante a existência de confiança, por exemplo entre irmãos, marido e mulher, pastor e ovelhas, colegas de trabalho, membros de uma equipe, etc. Assim, não é desse tipo de confiança que se está falando. O tema é a confiança para livramento. Os lideres de Judá, oprimidos por outras nações, procuravam acordos, uma vez com a Babilônia, outra com o Egito. Corriam de um lado para o outro, desesperados, em busca de livramento e segurança, mas deixavam de buscar a ajuda de Deus. Confiavam nas falíveis forças e capacidades humanas e desprezavam a força do todo-poderoso. O fim deles estava traçado: eram pessoas que seriam malditas.
Jeremias sabia bem o que dizia. Ele pregou por cerca de 40 anos em meio a muitas dificuldades e sempre ficou firme. Não foi abalado. Não perdeu a força. Cumpriu seu ministério. Foi bendito e não maldito, pois não confiava no gênero humano para livrá-lo. Foi sempre dependente de Deus. Se você também quer ser bendito e não maldito, o caminho é semelhante: permaneça confiando no Senhor. É ele e ninguém mais que pode lhe dar forças para vencer o pecado; livrá-lo do inimigo e dos inimigos; livrá-lo das dificuldades e dar-lhe a vitória.
Confie no Senhor, espere nele, e não nas suas capacidades ou de outros, e você será conhecido como bendito, nunca maldito. Coloque em prática as palavras do salmista que disse: "Alguns confiam em carros outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes" (Sl 20.7-8) - Confie no Senhor.
Ana Cláudia Gusso e
Antônio Renato Gusso, Curitiba -PR
É bom confiar nas pessoas, mas é melhor ainda confiar em Deus.

Nenhum comentário: