quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O perdão como instrumento na gestão de conflitos

Como perdoar meus inimigos ?
Vocês ouviram o que foi dito: "Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo". Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.
Mateus 5.43-44
O primeiro passo para o perdão é reconhecer seu ressentimento contra o seu inimigo. Você deve entender quem é o inimigo e o que ele fez para machucar você. Então, quando você diz conscientemente: "Eu perdôo essa pessoa pelos seguintes enganos cometidos contra mim". Então arrependa-se de seus sentimentos contra os seus inimigos e peça a Deus para perdoá-lo, como Jesus disse (Lc 11.4).
Depois disso, comece a orar ativamente pelo bem do seu inimigo. Jesus nos disse para orarmos pelos nossos inimigos e que, fazendo isso, irá ajudar a nos encher com amor por eles (Mt 5.43-48). Quando você ora pelos seus inimigos, pedindo a Deus para suprir suas necessidades e para manifestar-se a eles, você estará vencendo o mal com o bem. Ao invés de ficar alimentando pensamentos negativos em sua mente, você estará preenchendo sua mente com pensamentos positivos do amor de Deus para aquela pessoa. Você está agora do lado do seu inimigo; você tem um participação espiritual no bem-estar dele. Se Deus responder as suas orações, no que você quer que ele o faça, a pessoa pela qual você orou será abençoada, e você aprenderá a respeito da redenção, a maior forma de perdão (Mt. 18.21-35). Portanto, se você pedir a Deus para abençoar alguém que lhe fez algum mal, o resultado pode bem ser um pecador arrependido e um novo irmão ou irmã no Senhor!


Selecionado do Livro Reposta para as 200 perguntas mais cruciais da vida, por Pat Robertson.

Nenhum comentário: