domingo, 4 de maio de 2008

Os Nomes de Jesus



Jesus era um nome comum em Israel e significa Deus é salvador, torna-se diferente acompanhado do termo Cristo correspondente grego de Messias em hebraico. Jesus Cristo não é um nome próprio mas uma expressão que refere-se a Jesus de Nazaré como o Messias (Ungido) prometido e prefetizado.

Emanuel que quer dizer Deus conosco, refere-se a presença de Deus entre os homens. Jesus é Deus entre nós; presente, conosco em cada situação da vida. O livro do profeta Isaías no capitulo 7:14 cerca de 800 anos antes revela assim: "Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel."

Filho de Davi pois vinha da linhagem real de Davi. A promessa feita a Davi é que não faltaria, entre os seus, quem viesse a sentar no trono de Israel. Veja Lucas 1: 32 onde prediz o nascimento de Jesus que diz assim: "Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai."

Filho do Homem acentuava o lado humano que ele tinha. Jesus evitava o termo Messias, uma vez que dava uma conotação política, coisa que Ele não queria para seu ministério.Veja Mateus 25:31 onde ele afirma: "Quando vier o filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória."

Filho de Deus faz referência a maneira sobrenatural do seu nascimento. Veja João 1:34 "Pois eu , de fato, vi e testifico que Ele é Filho de Deus." Veja também Lucas 1:34,35. "Então disse Maria ao Anjo: como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra: por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus."

Senhor é um titulo que autentica a autoridade de Jesus Cristo em todos os níveis e sentidos da vida. Jesus tem que governar nossas vidas. Este titulo indica que o governo é de Jesus, que o trono e o desfecho da história está em suas mãos.

Anotações e rascunhos do
Seminário Bíblico de verão da IPNV - Vila São Luiz - 02/03/2006

Nenhum comentário: