domingo, 22 de abril de 2012

Como é Deus?

Os teólogos tentaram descrever Deus de muitas maneiras. Ele é a substância de todas as virtudes humanas. Ele é o dono da sabedoria e do conhecimento. Ele pode fazer qualquer coisa e todas as coisas que nós não podemos, e ele é tudo de bom que nós gostaríamos de ser. Então, nós dizemos que ele é onipotente (todo-poderoso), onisciente (dono de todo conhecimento), e onipresente (presente em todo lugar).

Por outro lado, nós podemos descrever Deus ao fazer um contraste dele com nossas limitações humanas. Por exemplo, nós somos mortais, mas Deus é imortal. Nós somos falíveis, mas Deus é infalível. Deus é um espírito: Eterno e sempre vivente. Ele não tem começo e nem fim. Ele é uma pessoa que é totalmente ciente de si - "Eu Sou"; totalmente moral - "Eu tenho a obrigação de"; e totalmente afirmativo "Eu farei". Ele é a essência do amor - ele é o amor. Ele é, também, um juiz justo - totalmente fiel e justo.

Deus é o Pai de toda a criação, o Criador de tudo. Ele é todo poderoso e é ele quem sustenta o universo. Ele existe fora do universo (os teólogos chamam isso de transcendência), ainda está presente através do universo (teólogos dizem que ele é imanente) e ele faz suas próprias leis. Ele existe na natureza, mas ele não é a natureza, nem está preso às leis dela, como os panteístas afirmam. Ele é a fonte de toda vida e de tudo que há nela. A melhor descrição de Deus é o nome que ele deu a si mesmo aos israelitas primitivos, Yahweh. Yahweh é geralmente traduzido como "Jeová" ou "Senhor". Os estudiosos acreditam que esse seja o tempo verbal hiphil do verbo hebraico "ser,estar", e literalmente significa "Aquele que faz todas as coisas serem".

fonte: Livro Respostas para as 200 perguntas mais cruciais da vida, direitos autorias de 1984 por Pat Robertson.

Nenhum comentário: