quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os complacentes de Jerusalém


Nessa época vasculharei Jerusalém com lamparinas e castigarei os complacentes (Sf 1.12a)

Deus promete virar Jerusalém de cabeça para baixo para encontrar e castigar os encharcados de vinho, não tanto por causa da bebida em si, mas por causa do seu posicionamento quanto ao pecado. Eles não se alarmam, não têm dor de consciência, não tomam atitude firme, não se entristecem, não choram. Entendem que diante da situação em que estão, “o Senhor nada fará, nem bem nem mal” (Sf 1.12b).

Alguns anos antes, Isaías já havia denunciado o mesmo problema, a associação do vinho com o desprezo pelo Senhor: “Harpas, liras, tamborins, flautas e vinho há em suas festas, mas não se importam com os atos do Senhor, nem atentam para obra que as suas mãos realizam” (Is 5.12). Essa complacência levou-os a tal confusão que começaram a chamar de mau aquilo que é bom e bom aquilo que é mau (Is 5.20).

Ao esquadrinhar com lanternas Jerusalém, Deus não está atrás de bruxas. Ele procura os complacentes, isto é, aqueles que permitem toda sorte de abusos.

Rogarei ao Senhor que, por sua misericórdia, me livre da complacência com os meus pecados e com os pecados da sociedade!

Retirado de Refeições Diárias com os Profetas Menores (Editora Ultimato, 2004).

Nenhum comentário: