quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O pai primeiro


Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Efésios 5.1

O Sermão do Monte traz três princípios gerais de conduta que nosso Senhor apresenta.

O primeiro princípio é imitar o Pai. A conduta dos filhos deve retratar sua família. Em outras palavras, Jesus está querendo dizer: "Sejam santos, porque eu sou santo" (1Pe 1.16) — e dizendo-o em termos familiares.

O segundo princípio é glorificar o Pai. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16). Os cristãos devem se comportar em público de modo a trazer glória ao seu Pai que está no céu.

O terceiro princípio é agradar o Pai. Em Mateus 6.1-18, Jesus enfatiza a necessidade de viver com o único objetivo de agradar a Deus. O propósito da promessa de recompensa feita pelo Senhor (6.4, 6, 18) não é nos fazer pensar em termos de retribuição, mas simplesmente nos lembrar de que o nosso Pai celestial nota e tem especial prazer quando concentramos nossos esforços em agradar somente a ele.

Para escrever: Releia trechos do Sermão do Monte (Mateus 5 a 7) e anote como você poderia se sentir desafiado a imitar, glorificar e agradar o Pai.

Retirada de O Conhecimento de Deus ao Longo do Ano (Editora Ultimato, 2008).

Nenhum comentário: