segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia internacional do Museu



FÉ PARA IGREJA OU PARA MUSEU

Lembro-me que nas férias da família, no passado, precisei enfrentar a irritação dos meus filhos quando chegava em uma nova cidade. Eu procurava um museu. Eles queriam ver as novidades e eu... queria ver o museu.

O museu mostra a história, o que foi, de onde veio e... pára no tempo. O museu permite entender, mas não permite mais viver. Aquelas peças no museu não podem mais ser utilizadas no dia-dia. Você também gosta de museu? Que bom saber que tenho companhia! Dia dezoito de maio é o Dia Internacional do Museu. Viva o Museu!

Agora é importante saber que a Igreja é diferente de um museu. A Igreja não guarda fórmulas, ritos para serem venerados, adorados, conservados e utilizados no dia-a-dia. A igreja guarda um relacionamento vivo com o Senhor da Igreja, Cristo Jesus.

Tudo bem! Eu sei que muita gente trata a igreja como um museu. Vai visitá-la dominicalmente. Admira os ritos antigos, fica feliz em saber de onde veio a história, mas não leva nada daquilo para o seu dia-a-dia. Tem igreja que realmente está bem próxima de um museu. O problema não é ter história ou tradição, mas adorar a história e a tradição ao invés do Deus, quando precisamos adorar o Senhor da história.

A igreja é mais que um lugar. A igreja é um relacionamento entre pessoas que adoram e servem no seu dia-a-dia um Cristo Deus vivo, santo e amoroso.

Por isso, Jesus enviou ao nosso coração o Espírito Santo. É ele quem nos guia a toda a verdade, que nos faz aplicar no aqui e agora tudo quanto Jesus ensinou. Uma fé sem a prática é morta. É fé para museu! Mas o que temos com Jesus, ao confiar Nele é uma fé viva que se expressa na realidade da tragédia, da descoberta e até das invenções.

Participar da igreja é cultuar um Deus vivo, atual, presente, atuante. Isso é bem diferente de ir a um museu. O lugar da fé viva é na igreja. O museu é outra história.

fonte: umbet.org.br

Nenhum comentário: