quarta-feira, 20 de maio de 2009

Caminho das Índias



CAMINHO PARA AS INDIAS OU PARA DEUS?

Hoje a expressão “caminho das Índias” é título de novela, mas até então, era o título do grande engano para uma maravilhosa descoberta. O navegador italiano Cristóvão Colombo, procurou convencer-se de que o continente americano que descobrira em 1492 era o famoso país, as Índias, onde a Europa fazia suas compras de temperos, tecidos e outros produtos preciosos. Ele morreu no dia 20 de maio de 1506, na Espanha.

Cristóvão Colombo obrigou a tripulação de três navios a jurar, que a ilha de Cuba não era ilha, sob pena de multar em 10.000 maravedis, moeda da época, e mandar cortar a língua de quem dissesse o contrário.

O caminho das Índias torna-se assim, um exemplo da capacidade que o ser humano tem de enganar a si e aos outros. O caminho das Índias revela como no choque de culturas tudo se torna relativo já que cada um escolhe para si a verdade que melhor lhe interessa. O perigo maior no caminho das Índias, não é o enganar o outro. Isso é consciente e até proposital, o maior perigo é enganar a si mesmo e não perceber.

Quando Jesus disse que era o Caminho para Deus, afirmou também ser a verdade e vida. Ele comprovou esta realidade ao ressuscitar. A morte não o calou como fez com Cristóvão Colombo. Por quarenta dias deu prova de vida e por fim teve testemunha de sua ascensão ao céu. Mas foi o poder de testemunho na grande festa judaica de Pentecostes que a verdade Jesus começou a ser anunciada, e povos de várias línguas compreendiam, sem ameaças, as boas novas de perdão divino aos arrependidos.

Na cultura de Cristo, todos pertencentes a casta de pecadores intocáveis que são tornados justos quando, arrependidos, reconhecem o sacrifício de Jesus. Todos os perdoados são feitos filhos do único e verdadeiro Deus. Os filhos de Deus não trilham mais o “caminho das Índias”, mas o caminho, a verdade e a vida em amizade com Deus de quem recebemos a coragem para vencer o engano.

Seguir a Jesus é andar em caminho de verdade e vida de Deus. Verifique se é neste caminho que você esta.
fonte: umbet.org.br

Nenhum comentário: