sábado, 2 de agosto de 2008

Retrato Falado


O "retrato falado" é um procedimento usado por polícias de todos os países. Trata-se de uma imagem gráfica que, a partir de sinais físicos relatados por testemunhas, forma a feição do rosto de quem está desaparecido ou de quem se pretende capturar.
A Bíblia "retrata" homens e mulheres de diversos tipos. Muitos são piedosos e dedicados a Deus, servos do Senhor fiéis aos seus propósitos. Paulo fala desse homem novo, restaurado e santificado em sua relação com Cristo. É alguém que abandonou a mentira e só fala a verdade. É honesto, trabalhador, não pronuncia palavras torpes e é livre de amargura, indignação, gritarias e calúnia (Ef 4.31). Paulo também compõe outro retrato: o dos que têm a consciência cauterizada pelo pecado e não conseguem esconder a sua personalidade voltada para o mal. Leia o que ele disse: são homens egoístas, avarentos, arrogantes e blasfemos, ingratos, ímpios e algo mais (2Tm 3.2).
Agora entre nós: você achou o seu "retrato" nestas descrições? O seu perfil, a sua maneira de ser, de agir e de reagir? Foi na "foto" dos homens piedosos ou na dos inimigos de Deus?

Por mais que o homem se esforce, não consegue apagar o seu retrato de condenado. Não há reforma ou religião que dê jeito. Não basta somente abandoar os vícios, começar a ler a Bíblia, frequentar regularmente a igreja, imitar os cristão que você conhece e praticar boas obras. Isto é saudável, mas não a solução. Há de ser uma experiência como a que aconteceu com Zaqueu (Lc 19) e com a mulher samaritana (Jo 4): um encontro restaurador com Jesus que lhes trouxe vida nova.

Se você não passou por essa transformação, pode prová-la, ainda hoje. Aproxime-se de Cristo. Confie nele! Cristo vai libertá-lo para sempre. Assim o seu retrato passará da galeria dos "procurados" para a dos "resgatados". Afinal, Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido.
César Thomé, São Paulo - SP

Nenhum comentário: