domingo, 8 de abril de 2007

Jesus, o profeta da aliança maior



Vinda do Messias


Suscitar-lhes-ei um profeta* do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.


Deuteronômio 18: 18,19
Por meio de Moisés Deus tinha dado a Lei; ele era a pessoa que Deus tinha usado para transmitir todo seu sistema religioso. Aqui Deus promete enviar outro profeta como Moisés, cumprindo-se a profecia em Jesus.
Enquanto Moisés deu a antiga aliança, Jesus veio para trazer a nova aliança. Jesus, como profeta, veio para cumprir as exigências da antiga aliança, de modo que uma nova aliança pudesse ser estabelecida entre Deus e os homens.

*Profeta é a pessoa que profetiza, isto é que anuncia a mensagem de Deus. No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina. No NT o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos. A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia.


Nenhum comentário: